Bem-vindo, identifique-se para lançar!

12 jan 2023 | 14:49:47

A história do cavalo puro-sangue inglês: da origem à glória

Como o cruzamento de raças árabes, espanholas e inglesas de trabalho resultou em um dos cavalos de corrida mais prestigiados do mundo.


A raça de cavalo puro-sangue inglês, também conhecida como "Thoroughbred", tem suas origens na Inglaterra no século XVII. O objetivo original dos criadores era criar um cavalo de corrida mais rápido e forte. Eles alcançaram isso cruzando cavalos de raças árabes e espanhóis com cavalos ingleses de trabalho.

A famosa corrida de quatro milhas entre as éguas Running Horse, Fashion e Peytona, em 1846, no hipódromo Union, em NY.

O cavalo árabe trazia velocidade e agilidade, enquanto o espanhol contribuía com resistência e endurance. Juntamente com a força e robustez dos cavalos ingleses de trabalho, esses cruzamentos resultavam em um animal excepcionalmente rápido e resistente.

Cavalo Árabe - Obra em bico de pena - Cláudio Crespo

Os primeiros registros de corridas de puro-sangue inglês datam de 1711, quando ocorreu a primeira corrida de cavalos em Newmarket. A partir daí, o interesse pelo esporte cresceu rapidamente, e os cavalos puro-sangue inglês se tornaram os preferidos para as corridas.

Com o passar do tempo, os criadores se esforçaram para melhorar ainda mais a raça, resultando em cavalos cada vez mais rápidos e poderosos. Hoje, o puro-sangue inglês é considerado um dos cavalos de corrida mais prestigiados do mundo, e é usado não apenas em corridas, mas também em equitação de performance e até mesmo na reprodução.

Secretariat (USA) - 1970 - Bold Ruler x Something Royal por Princequillo)

Em resumo, a raça de cavalo puro-sangue inglês tem suas raízes no século XVII, quando criadores ingleses buscavam criar um cavalo de corrida mais rápido e forte através do cruzamento de cavalos árabes, espanhóis e ingleses de trabalho. Hoje, o puro-sangue inglês é considerado um dos cavalos de corrida mais prestigiados do mundo, além de ser usado em outras modalidades esportivas e na reprodução.

Mais notícias

Família Márquez – O turfe de pai pra filho!

Em 27 de janeiro de 1974, quando já frequentava o Tarumã, tive o prazer de tirar a fotografia da vitória com o animal DON TIBAGI, de propriedade de meu pai, no GP Oribe Márquez, em 1700 metros no Hipódromo do Tarumã. Naquela época, ainda criança, com toda a minha ignorância turfística, nem imaginava quem poderia ser aquele senhor que estava sendo homenageado e cujo troféu com seu nome levamos para casa. Porém hoje, passados 50 anos, relembro com alegria aquele dia; e um pouco mais culto no “assunto turfe”, presto minha homenagem não só a ele, como a todo o clã Márquez, que posso afirmar ser um sobrenome sinônimo de turfe.

ORIBE MÁRQUEZ, conselheiro do Jockey Club do Paraná, turfista importante, uruguaio de nascimento, foi fundador do primeiro “Stud” do turfe, o Stud Gaúcho, nos anos 30. Seu ascendente, o CORONEL ABELARDO MÁRQUEZ, também foi proprietário de cavalos no Brasil e no Uruguai – no final dos anos 1800. Como vemos o sangue turfístico da família Márquez já ultrapassou mais de um século de existência.

Oribe Márquez

– Já, em certa ocasião, ouvi de dois criadores das antigas, que o maior turfista, no significado mais real e sincero da palavra, de todos os tempos no turfe paranaense, tinha sido o saudoso MÁRIO DE ARAÚJO MÁRQUEZ, filho de Oribe Márquez. Analisando, realmente essa afirmação faz muito sentido.

Mário Márquez entrou para o turfe muito cedo, levado por seu pai. Frequentou quando criança, o Hipódromo dos Moinhos de Vento em Porto Alegre – onde residiu até os 18 anos. A partir de 1940 estava em Curitiba, no Guabirotuba e posteriormente no Tarumã. Foi importante proprietário de bons cavalos como TRUCHMANN (1937), vencedor do GP Paraná de 1944, SOLERO (1942) o melhor em sua época no Guabirotuba e FAIR CADET (1949), múltiplo ganhador clássico, apelidado de “O Cadillac do turfe paranaense”.

No Jockey Club do Paraná, Mário Márquez exerceu ativamente inúmeros cargos diretivos. Foi Presidente da Comissão de Corridas, Secretário Geral, Diretor Social e Starter. Como starter, assumiu a função em janeiro de 1953 apenas para colaborar com a diretoria, porém gostou do novo encargo e permaneceu como starter oficial, no Guabirotuba e posteriormente no Tarumã. Com todo esse currículo, é certo afirmar que Mário de Araújo Márquez foi um verdadeiro “Homem do Turfe”.

Mário de Araújo Márquez

– A sequência da família Márquez no turfe seguiu com seu filho MÁRIO SÉRGIO SILVEIRA MÁRQUEZ, o “ZUCA”.

“Zuca”, como não poderia ser diferente já frequentava o Hipódromo do Tarumã no “ventre de sua mãe”. Cresceu ao redor e se apaixonando cada vez mais pelos cavalos de corridas. Aos 10 anos já se aventurava no lombo da “ROSA REBELDE” no saudoso páreo de petiços. Não foi muito feliz no resultado, o que abreviou a sua promissora profissão de jóquei profissional. E como ele mesmo diz, “QUE GRANDE JÓQUEI PERDEU O TURFE BRASILEIRO” com essa aposentadoria precoce.

“Zuca” montado em Rosa Rebelde

– Porém, “Zuca” continuou firme no seu propósito de permanecer e trabalhar junto aos cavalos. Aos 17 anos, foi o comissário de corridas mais novo da história do turfe. Aos 21 anos fundou junto com seu amigo Eduardo Behar Buffara a TBS – Turf Breeding Services para a Organização e Marketing de leilões, atuando no mercado nacional. Hoje, a TBS é internacionalmente reconhecida e possui clientes espalhados por todos os continentes, intermediando a compra e venda dos melhores cavalos brasileiros para o exterior e de grandes reprodutores para o Brasil – sendo agora a TBS INTERNACIONAL e fazendo a sua parte em prol da indústria do PSI. Todo esse sucesso se deve ao grande conhecimento de Mário Sérgio sobre o turfe – estando sempre “ligado” no que acontece diariamente no turfe mundial sobre linhas maternas, linhas paternas, resultados e ganhadores das provas de grupo do mundo. Enfim, tudo o que acontece no mundo do PSI é do conhecimento de Mário “Zuca” Márquez.

“Zuca” no centro da foto na inauguração do Tattersal da ACPCCP

– Se o meu colega Dr. Duílio Berleze, devido a sua privilegiada memória sobre o turfe brasileiro, é com justiça chamado de “Enciclopédia do Turfe” – tomo a liberdade de nominar o meu amigo ‘Zuca” Márquez de o “Google do Turfe” pelo seu absurdo conhecimento e armazenamento de informações do que se passa no turfe nacional e internacional, o que muito auxilia criadores e proprietários nacionais. Criador, proprietário e também cronista, “Zuca” idealizou o programa “Minuto do Turfe” que trouxe excelentes informações sobre o turfe mundial. Pois como é o slogan da TBS – “Não basta ser agencia – é preciso participar”!

E essa família turfista ainda segue em frente com os filhos de Mário Sérgio – HENRIQUE e RICARDO. Estes são outros dois craques na matéria turfe: – Henrique Márquez sempre viajando, estudando o turfe e de olho nos grandes centros do turfe mundial. Já esteve, entre outros países, nos Estados Unidos, Austrália e Irlanda. Agora está trabalhando no Japão onde permanecerá por uma temporada, e já formando novas parcerias internacionais para aquisição de animais brasileiros.

Mário e Henrique Márquez

– Ricardo Márquez, outro representante da família Márquez, apelidado pelo leiloeiro José Luiz Lobo de “ICEMAN – o homem que não sente frio” – está sempre presente nos leilões TBS, num contato direto com compradores e atualmente em temporada nos Estados Unidos.

Não poderia esquecer da querida PATRÍCIA MÁRQUEZ, – irmã de Mário Sérgio – também ligada ao cavalo. Patrícia é o “braço direito” da TBS, sendo a responsável por toda a parte administrativa das vendas nos leilões. Simpática e atenciosa, Patrícia está em comunicação direta com compradores e vendedores de todo o Brasil, sempre elogiada pela sua presteza e eficiência.

Patrícia Márquez
Ricardo Márquez

– Enfim, uma família de verdadeiros turfistas, imortalizada com o batismo, em 2017, da Praça Oribe & Mário Márquez na entrada das Tribunas Sociais do JCPR. E, já com cinco gerações de história turfística – sempre enaltecendo e colaborando com o “Esporte dos Reis” – hoje vem comprovar, após mais de 400 leilões organizados – com trabalho, competência e conhecimento, todo o sucesso e ventura da TBS Internacional.

Afinal de contas… não à toa a TBS teve o prazer de vender MUCH BETTER!

Zuca Márquez – Tradição Turfística

Henrique Márquez embarca para a Austrália para trabalhar na Arrowfield Stud

Profissional brasileiro assumirá suas novas funções no dia 23 de janeiro.

LEILÃO STUD HULK

Agenda
  • quinta-feira - 08 maio 2025
  • 20h30 (horário de Brasília)

LEILÃO HARAS PONTA PORÃ (TOTALIDADE DA GERAÇÃO 2023)

Agenda
  • quarta-feira - 14 maio 2025
  • 20h00 (horário de Brasília)

LEILÃO HARAS PONTA PORÃ (TOTALIDADE DAS REPRODUTORAS)

Agenda
  • quinta-feira - 15 maio 2025
  • 20h00 (horário de Brasília)

VI LEILÃO VIRTUAL DESMAMADOS BRASIL

Agenda
  • quinta-feira - 22 maio 2025
  • 20h00 (horário de Brasília)

LEILÃO SPEED 2025

Agenda
  • quarta-feira - 25 junho 2025
  • 20h00 (horário de Brasília)

LEILÃO DE REPRODUÇÃO AIRTON DINIZ, PALMERINI, GHERAR & CONVIDADOS

Agenda
  • quinta-feira - 26 junho 2025
  • 20h00 (horário de Brasília)
© 2006-2025 Agência TBS - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por tvleilao.net